Quero ser Terapeuta, por onde começar?

Quero ser terapeuta! Por onde começo?

Cátia, como eu faço para começar e ser terapeuta?

Quais cursos eu tenho que fazer?

Será que eu estou pronto para ser terapeuta e ajudar as pessoas?

Essas perguntas são as que mais chegam para mim todos os dias. Por isso hoje eu vou explicar o que um terapeuta holístico precisa para iniciar e ser um profissional desta área.

Bem, quando eu falo sobre isso costumo sempre pensar em pessoas que nunca atenderam ninguém. E aí eu imagino qual seria o primeiro passo mesmo...

E o primeiro passo é saber o que é a Terapia Holística. Algumas pessoas até sabem, mas muitas nem sabem direito o conceito em si.

Não sei se está claro para você o que é a Terapia Holística e o que um terapeuta faz, mas vou falar a partir de agora:

  • 1 - A Terapia Holística é um tipo de terapia que atua de forma integral, inteira. Tanto que o termo Holístico vem do grego “holus” e significa “o todo, o inteiro”.
  • 2 - Portanto um terapeuta holístico atua nos quatro aspectos do ser: espiritual, mental, emocional e físico.
  • 3 - Outra coisa muito importante de saber é que a Terapia Holística não tem nenhum vínculo religioso. Porque a sua proposta é atuar de forma terapêutica e ajudar para que a pessoa resolva algum problema ou alguma dor, seja ela emocional ou física.

Sendo assim, eu gosto sempre de enfatizar que todo o processo começa no espiritual. E quando falo do espiritual, estou falando da forma como a pessoa olha para a vida. Ou seja, como é o seu estado de espírito, como se sente, como se conecta com o seu propósito e com o que veio fazer neste mundo.

Depois que entendemos por onde tudo começa, que é a essência de cada um, ou o espiritual, aí vem os pensamentos e a forma como funciona a mente dessa pessoa.

Em seguida vem o emocional, ou a forma como a pessoa reage diante da vida.

Por fim, a somatória da compreensão do espiritual, mental e emocional da pessoa nos mostra a manifestação disso tudo no físico. Tanto sob o aspecto do corpo físico, como também da manifestação de tudo que acontece no mundo externo dela.

Afinal, um terapeuta holístico sempre procura compreender a raiz do problema, ou melhor dizendo, como está o mundo interior do cliente e também como isso se reflete no mundo exterior.

Por isso que na prática nós olhamos para o cliente de forma integral. Entendendo que ela tem um corpo físico, mas dentro dele tem uma alma que precisa ser ouvida, compreendida e geralmente está precisando de ajuda.

O que muitas terapias ou medicinas convencionais fazem é “fatiar” esse processo: um profissional cuida do mental, outro do emocional, outro do físico e normalmente o espiritual fica por conta das religiões, certo? Só que na Terapia Holística o processo é diferente, porque ajudamos o cliente a perceber a vida como um todo e não como “um pedaço”.

Então, se você quer mergulhar nesse universo e ser um terapeuta, minha dica é conheça mais das terapias. Pesquise, conecte-se as técnicas, experimente e veja qual delas se adapta mais ao que você gosta. Faça atendimentos e sinta como é ser cliente para depois você se tornar um terapeuta dessas técnicas.

Mas Cátia, que técnicas estão aliadas as Terapias Holísticas? Reiki, Fitoenergética, Fitoterapia, Massoterapia, Acupuntura, Do-In, Shiatsu, Cone Chinês e todas as técnicas da Medicina Chinesa, as práticas da Medicina Ayurveda, Psicoterapia Holística, Psicoterapia Reencarnacionista ou as Terapias de Vidas Passadas, Hipnose, Barras de Access, Constelação Familiar, Theathaling, entre outras...

Mais um ponto fundamental: Terapeuta nunca pode deixar de fazer terapia! Pois essa missão tem seus desafios. E nesses momentos é preciso acionar os seus instrumentos, suas técnicas de equilíbrio e de proteção, mas também ir em outros profissionais para ter esse aporte.

Eu digo que você nunca será um ser PERFEITO, pois está inserido num Universo IMPERFEITO. Portanto, não espere ficar perfeito ou ter uma vida perfeita para ser terapeuta. Foque em se superar a cada dia, use suas histórias de transformação e com elas ajude outras pessoas a passarem pelo que você já resolveu. Afinal, eu tenho certeza de que você tem muito para contribuir...

Por experiência de vida quero convidar você para que busque dentro de si o seu expertise, o que você sabe fazer muito bem, os seus talentos, os seus aprendizados. Use a sua experiência, o que deu certo, o que você faz de especial para ajudar as pessoas.

Tenha coragem de assumir o que quer para a sua vida!

Algo importante que quero falar agora... pela minha experiência de consultório é sobre a sua postura como profissional: Assuma o seu papel de terapeuta... lembrando que você não é pai e nem mãe... você é terapeuta. Faça o melhor que pode na condição que tem e saiba que você não é responsável pela mudança de vida do seu cliente.

Você é terapeuta, aprenda que você está ali para orientar, apontar caminhos e mostrar soluções. Mas a decisão de qual caminho seguir é do cliente e não de você.

Na verdade, faça o que precisa ser feito... pesquise e estude ... só no meu canal você encontra um grande número de vídeos, que já vai auxiliar muito nos seus atendimentos.

Quero convidar você a se tornar um especialista desse universo de terapias, mas para isso precisa PRÁTICA, pois conhecimento é fundamental, mas nada adianta se você não for para o campo de batalha, se não aplicar.

Confie em si, acredite no seu potencial.

Leve para o seu atendimento tudo o que você aprende nos livros, nos cursos, anote e lembre-se de usar o que você aplica na sua vida e ajude o seu cliente com o que já transformou a sua realidade...

Busque!

Para isso, organize o seu tempo, estruture a sua vida. Saiba o tempo que tem disponível para atender, para estudar e se dedique! E se tem outro emprego, cuide do tempo para honrar esse trabalho também.

Tenha a mentalidade do profissional do futuro, seja alguém que resolve problemas e não encontra problemas, que vai passar por desafios e focar na solução.

  • Desenvolva a sua inteligência emocional;
  • Pense, ao invés de sempre reagir;
  • Tome as melhores decisões;
  • Aprenda a pensar, silenciar a mente;
  • Tenha a criticidade na maneira certa;
  • Seja proativo;
  • Pense como você pode contribuir no seu trabalho, coloque-se à disposição;

Tenha em mente que você pode começar hoje, agora e ser um profissional dessa área. E se realmente você leu esse post e percebeu que ele te deixou mais animado com a ideia de ser terapeuta, veja uma aula onde eu explico mais profundamente os passos para quem está iniciando na Terapia Holística e quer atender o seu primeiro cliente. Acesse e veja mais sobre como ser um Terapeuta do Zero. E lembre-se sempre:

Confie no seu potencial... busque a sua verdade!