Em 2004, quando fiz um atendimento e recebi Reiki, fui surpreendida com algo que nunca imaginava que me ajudaria tanto, pois tudo que o terapeuta me falava fazia muito sentido. Aos poucos, conforme eu ia fazendo mais consultas e também cursos na área, minha visão de vida se transformou completamente. Parei de achar culpados para os problemas; dificilmente fico doente; vivo a minha missão de vida, fazendo o que mais amo; tenho um relacionamento amoroso incrível; aprendi a dizer não quando necessário; me coloquei no meu “lugar”, desempenhando os meus papéis com mais equilíbrio, enfim, a lista é imensa…
O fato é que este conhecimento me proporcionou ter uma vida que nem mesmo imaginei. Realizei sonhos e atingi metas que achava impossível. Tudo porque mergulhei profundamente no autoconhecimento e no entendimento de quem sou, por causa daquele primeiro atendimento de Terapia Holística.
Eu digo que me identifiquei tanto com a proposta, que hoje ajudo terapeutas holísticos a terem sucesso, através de um projeto que chamo de Top Terapeuta. Pois quero que mais pessoas se beneficiem tanto quanto eu.
Agora falando do conceito em si: a terapia holística é aquela que segue os princípios do holismo (do grego holos que significa inteiro ou todo). Ou seja: trata o ser humano como um todo, não através de uma visão fragmentada do real. Portanto, a abordagem holística acredita que os elementos físico, emocional, mental e espiritual de cada pessoa, formam um sistema. O que faz com que esse olhar mais personalizado e o entendimento da causa real das debilidades, traga mais saúde e equilíbrio de forma muito eficaz.
As terapias holísticas são hoje uma das profissões que mais crescem no mundo e geralmente elas fazem parte das medicinas orientais (como a Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Ayurveda, por exemplo), utilizadas a milhares de anos. O motivo do aumento da procura por estes tratamentos se deve ao fato de que todas elas enfocam o ser humano como um ser integral, conforme já mencionei anteriormente. Sendo assim, no enfoque holístico a doença do corpo físico é apenas o reflexo das desarmonias que já existem nos corpos energéticos.
Dentre as técnicas mais divulgadas no Brasil estão: Reiki, Yoga, Acupuntura, Florais, Do-In, Shiatsu, Ta-Chi-Chuan, Massagem, Reflexologia, Ortomolecular, Hipnóse, Fitoenergética, Acupuntura, Regressão Terapêutica, Quiropraxia, Doula, Constelação Familiar, entre outras.
Essas técnicas podem ajudar as pessoas a aliviar o stress físico ou emocional, dores nas costas, previne e combate depressões, insônia, TPM, ansiedades, medos, síndromes, ajuda a melhores algumas questões, como: insatisfação no trabalho, problemas nos relacionamentos, falta de prosperidade financeira, baixa autoestima, falta de autoconfiança e de coragem, insegurança… Fazendo uso de vários métodos diferentes, podemos detectar o que está realmente gerando desequilíbrio e tratamos diretamente a causa disto.
É importante saber que dentro do paradigma holístico e até mesmo legal, o terapeuta não é médico, nem doutor. Por isso não pode usar terminologias como paciente, receita, diagnóstico, doenças ou medicamentos. Um bom terapeuta, assim como qualquer profissional que queira servir e respeitar o próximo, bem como ajudar na evolução da humanidade, precisa especializar-se, ter algum curso na área e que possibilite atender pessoas, muita pesquisa e dedicação, pois estes são ingredientes essenciais para um profissional.
A profissão de Terapia Holística é autorregulamentada, o que quer dizer que não existe lei decreto ou regulamento que diga o que um terapeuta holístico precisa para atuar na profissão.
Neste caso, a Constituição Federal, artigo 5º, quando fala das garantias e dos direitos fundamentais diz o seguinte: “é livre o exercício de qualquer atividade, ofício ou profissão. Desde que obedecidas as regulamentações legais”. Como não há regulamentação para a Terapia Holística, então é livre o ofício de qualquer atividade trabalho ou profissão. Sendo assim, até o momento não há um curso específico que precise ser feito. Via de regra, o que o profissional precisa é conhecer e saber aplicar alguma técnica desta área para poder atuar dentro do consultório.
Além disso, a Terapia Holística faz parte da Classificação Brasileira de Ocupações como mais uma das mais de trinta mil profissões que existem lá (a CBO trata do reconhecimento da existência de ocupações no mercado de trabalho brasileiro e é publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Ela não regulamenta uma profissão. Ela apenas tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios juntos aos registros administrativos e domiciliares.). O que acontece é que a CBO registra este número de profissões e destas, cerca de 0,3% possuem Lei regulamentando. Ou seja, via de regra, a esmagadora maioria das profissões brasileiras são desregulamentadas, cabendo a “lei do mercado” a seleção dos trabalhadores. O que quer dizer que são os próprios clientes vão dar o seu aval e indicar o trabalho do profissional.
Apesar disso, alguns movimentos estão acontecendo, o que faz com que a Terapia Holística ganhe espaço, pois o próprio Sistema Único de Saúde (SUS) agora oferece terapias alternativas nos tratamentos de saúde. Por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), o Ministério da Saúde reconhece oficialmente a importância das manifestações populares em saúde e a chamada medicina não convencional, considerada como prática voltada à saúde e ao equilíbrio vital do homem.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde:): ”Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social – não consistindo somente da ausência de sintoma, doença ou enfermidade”.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) define o tratamento holístico, as terapias que seguem a seguinte proposta:
Autoconhecimento e autopercepção (astrologia); harmonia; fortalecimento físico-psíquico-emocional: saúde e bem-estar; relaxamento e paz (centramento, equilíbrio); confiança (diminuir medos, ansiedades, preocupações): menos controle; alegria e otimismo (bons pensamentos e emoções); criatividade; bons relacionamentos (românticos, sexuais, afetivos, familiares, sociais, profissionais): respeito, cuidado, cortesia; equilíbrio do feminino/masculino internos (Yin-Yang); rejuvenescimento; vitalidade; realização pessoal; e consciência espiritual.
Por isso, não tenha dúvidas de que as terapias holísticas estão crescendo e ainda vão se expandir muito, pois ela vem ganhando espaço, porque consegue atuar na verdadeira causa das debilidades. Algo que cada vez mais, as pessoas estão procurando entender, e que sozinhas são incapazes de conseguir. Aí é que entra o papel do terapeuta holístico: mostrar de uma forma integral como sair das situações que impedem essas pessoas de viverem o seu potencial máximo e serem felizes.
Geralmente a escolha de um bom profissional, vem de alguma indicação. Ou seja, alguém que já o conhece e teve mudanças ou melhoras na sua vida, costuma propagar e falar para as outras pessoas. Mas é claro que você pode pesquisar sem indicação. E neste caso, provavelmente irá procurar por alguma terapia específica.
Então, se você tem interesse em cuidar do corpo, da mente e do espírito, pesquise mais e procure a terapia que mais lhe agradar. Afinal eu acredito que a Terapia Holística é capaz de salvar o mundo, no sentido de que se as pessoas realmente entenderem a causa das dores, das doenças e dos desequilíbrios na sua vida, é o primeiro grande passo para se libertarem disto. E essa libertação as transformará em pessoas que viverão por um propósito, tornando-se mais felizes e realizadas, além delas mudarem a vida das pessoas ao seu redor.
Conheça mais destas técnicas milenares de cura e equilíbrio e você verá o quanto elas podem lhe auxiliar!