25 ago Terapeuta, o que fazer se tem cursos e não se sente preparado para atender?
Terapeuta, o que fazer se tem cursos e não se sente preparado para atender?
Terapeuta, você sabe como se sentir mais preparado para atender os seus primeiros clientes de Terapia Holística, Integrativa, Complementar, Alternativa?
Você se sente pronto para atuar nesta área?
Hoje eu quero falar com você sobre algumas dicas do que eu fiz e como os alunos do Top Terapeuta fazem para se sentirem mais preparados para atender os seus primeiros clientes.
Primeira coisa que me ajudou a me sentir mais preparada foi entender que eu não precisava ter a vida perfeita, resolvida e que eu sempre estarei em processo de evolução.
Na maioria das vezes nos cobramos essa perfeição e não percebemos que ninguém tem a sua vida cem por cento resolvida. Nem mesmo os terapeutas mais experientes tem. Porque estamos aqui nesse mundo para evoluir e para estar a serviço da vida. E o que nos coloca nesse movimento é justamente os nossos processos de autoconhecimento e de desenvolvimento pessoal.
Afinal, se não for assim, como teremos bagagem para ajudar as pessoas, não é mesmo?
Então pare de se cobrar tanto ou de querer ser um terapeuta perfeito, pois as vezes as coisas não vão sair como o planejado e os seus primeiros atendimentos não vão ser os melhores. E está tudo bem. Isso faz parte do processo.
Portanto, para se preparar para atender você precisa atender o primeiro cliente, ter experiência e aperfeiçoar com o tempo. Quanto mais você atender, mais expert você vai ficar.
Siga buscando o conhecimento, estudando, fazendo os cursos que julgar necessário e nunca pare de fazer terapia ou de estar em contato com esse universo. Pois eu vejo que é assim que fui me sentindo mais preparada e confiante no meu trabalho.
Uma outra dica é pegar todo o seu conhecimento, leituras em livros e cursos que você já fez e aplicar os ensinamentos na sua vida. Exercer e praticar o que você aprende vai lhe trazer mais confiança na hora de ajudar os seus clientes.
Além disso, é muito bom ter um guia ou uma ideia mais organizada sobre o que fazer dentro do consultório: o que vai perguntar, como vai conduzir o processo do início ao fim e se preparar para isto. Vou deixar uma aula com os passos essenciais de como fazer a sua primeira consulta. Assim posso lhe ajudar a estruturar o processo do atendimento em si.
Por último, busque inovar em seus atendimentos, vá colocando a sua personalidade naquilo que faz, traga algo diferente para o seu cliente e compartilhe as suas experiências de crescimento. Assim ele se sentirá cada vez mais próximo e confiará que você pode ajudá-lo.