16 jun Como começar do zero e ser terapeuta holístico ou integrativo?
Como começar do zero e ser terapeuta holístico ou integrativo?
Você sabe quais são os passos para começar na terapia holística e ser um profissional desta área?
Muitas pessoas têm o dom e sentem o chamado, só que duvidam que nasceram para ser terapeutas. Ou quem já tem essa certeza, acaba esbarrando nessa dúvida: por onde começar e ser terapeuta?
Por isso, hoje eu vou lhe dar algumas orientações dos primeiros passos que um terapeuta holístico, integrativo precisa saber para iniciar na profissão.
Primeiro passo: Sentir que você tem o dom para ser terapeuta.
Você já percebeu que é o conselheiro de todo mundo, que está sempre pronto para ajudar e busca ajuda para cuidar de si o tempo todo.
E agora quer se preparar para ser um profissional da área. Apenas quer saber por onde começar.
Segundo passo: Conhecer esse universo.
É interessante você fazer algumas pesquisas para saber quais os tipos de terapia holísticas, integrativas que existem. Dentre as várias que conhecemos estão o Reiki, a Yoga, a Acupuntura, os Florais, o Do-In, o Shiatsu, o Ta-Chi-Chuan, a Massagem, a Reflexologia, o Ortomolecular, as Barras de Access, a Constelação Familiar, as práticas da Medicina Tradicional Chinesa, da Medicina Ayurveda e por aí vai...
Depois é importante fazer terapia e ter a experiência com aquelas técnicas que sentiu mais afinidade, ou seja, saber como é ser o cliente delas.
Terceiro passo: Fazer cursos na área.
Recomendo que aprofunde os estudos das terapias que você se identificou mais ou aquelas que mais transformaram a sua vida. E então vá em busca de cursos e formações para se especializar. Eu vejo que quando você cria essa identificação, consegue aperfeiçoar mais o seu trabalho como terapeuta posteriormente.
Quarto passo: Ser o melhor.
Empenhe-se e dedique-se para ser o melhor terapeuta possível. Eu sempre mentalizava que queria ser a melhor terapeuta da minha cidade. E focava em fazer com que os meus atendimentos fossem uma experiência muito top para os clientes que vinham até mim.
Quinto passo: Entender como funciona a profissão.
O terapeuta holístico é um profissional autônomo. A terapia holística é autorregulamentada no Brasil. Não há lei, decreto ou regulamento que diga o que um profissional da terapia holística precise (especificamente) para ser um profissional da área. Você não precisa fazer parte de nenhum conselho, ter carteirinha, faculdade ou ser um psicólogo.
O que você precisa é ter cursos e se especializar na área. Vou deixar um link de um vídeo para ver mais sobre as técnicas que existem. E mais algumas dicas que irão lhe ajudar com relação a tudo isso.
Muitas vezes os terapeutas holísticos, integrativos ficam com receio de viverem desta profissão por não termos uma regulamentação. Mas eu digo que quem trabalha com desenvolvimento pessoal já está nas profissões que mais crescem no mundo. Se você for comprometido com o seu propósito de ajudar as pessoas e se tornar um profissional, com certeza vai ter sucesso.
Acredite, quanto mais bem sucedido você for como terapeuta, mais você vai inspirar pessoas a conquistarem o melhor delas.
E se você quiser, eu estou aqui para te ajudar!
Por isso em alguns períodos do ano eu faço um evento online do Top Terapeuta. É uma semana de aulas gratuitas onde eu falo resumidamente sobre os pilares do meu método, que ajuda terapeutas holísticos, integrativos a serem profissionais 10k. Ou seja, terapeutas que faturam no mínimo 10 mil por mês.
Caso queira participar dos próximos eventos online e saber mais sobre o Curso Top Terapeuta que também é uma formação em Terapia Holística, mais o método terapeuta 10k, acesse aqui e se inscreva para saber mais!