Terapeutas, como começar na Terapia Holística?
Sem tempo para ler? Você pode ouvir a leitura!
A pergunta mais comum que recebo todos os dias é: como iniciar na terapia holística e o que devo fazer para me tornar um terapeuta holístico?
E você que chegou até aqui já deve ter se perguntado, ou tem dúvidas relacionadas a isso, certo?
Então, nesse post eu vou revelar alguns passos que considero essenciais para atuar na profissão.
Em primeiro lugar, todo profissional de Terapia Holística precisa ter alguma formação na área.
O ideal é fazer um bom curso de Formação em Terapia Holística, que é um curso livre, ou seja, não necessita de uma autorização ou ser credenciado a algum órgão específico, já que o trabalho é realizado com técnicas não invasivas.
Mas em geral, o terapeuta holístico precisa conhecer e aplicar uma ou mais técnicas da chamada "medicina alternativa" ou "terapias complementares".
Exemplo de técnicas que o terapeuta holístico pode se especializar são:
Entre outras, para atuar como profissional.
Quando eu comecei, não tinha noção de nada disso, e muitos terapeutas não atuam por medo de se assumir e acabar fazendo algo ilegal.
Por isso que agora eu vou explicar porque não há risco de você trabalhar, e ter algum problema que lhe impeça de exercer a profissão. Vamos lá:
Esta profissão (a de Terapia Holística) é autorregulamentada, ou seja, ela é lícita, portanto não existe um órgão que avalie ou mesmo fiscalize se a pessoa está ou não apta a atuar.
Entretanto, ela faz parte da Classificação Brasileira de Ocupações como mais uma das mais de trinta mil profissões que existem lá.
Sendo assim, o que acontece é que a CBO registra este número de profissões e destas, cerca de 0,3% possuem uma lei regulamentando.
Ou seja, via de regra, a esmagadora maioria das profissões brasileiras são desregulamentadas, cabendo a "lei do mercado” a seleção dos trabalhadores.
Terapia Holística – A profissão do futuro
Você já percebeu que hoje o mundo da informação se expande numa velocidade sem igual, não é mesmo?
Por isso, se você souber como se tornar um expert num tópico ou assunto, será capaz de atingir resultados incríveis, até mesmo como terapeuta.
Pare e pense: quem são as pessoas que precisam de terapia? Todo mundo... Afinal, quem é que não tem algum problema para resolver?
Quem não tem conflito de relacionamento, medo de algo, problemas financeiros, insatisfação no trabalho, vazio no peito, doenças, etc?
E mais, ao assumir quem você quer ser e libertar-se do medo e da dúvida que impede o seu sucesso, as chances são que você vai alavancar a sua vida profissional.
Como fazer isto, como se assumir?
O primeiro passo é acreditar no seu potencial e no seu dom, entendendo que essa força vai auxiliar para que você realmente mude a sua história.
Ao longo do tempo eu aprendi que não adianta falar da ferramenta ou das técnicas que utilizamos em consultório. As pessoas compram a transformação que você gera nelas.
E você, terapeuta holístico, precisa mostrar que é capaz de ajudar a encontrar o que ela deseja e sonha. Você é a sua marca.
A pessoa não compra o seu atendimento de terapia holística, ela compra “você” e a sua capacidade de fazer o que ela quer.
Por isso é preciso estabelecer uma conexão, relacionamento e demonstrar entusiasmo porque você acredita no que faz.
As terapias complementares trabalham com o entendimento de que toda a doença ou desequilíbrio começa quando você perde a fé em si mesmo, quando não acredita em sua capacidade e se afasta do seu propósito.
Assim, esta falta de fé, gera pensamentos densos, confusos e negativos. Pela física quântica, hoje se sabe que todo o pensamento gera uma emoção.
Portanto, se formos pessimistas, por exemplo, o pessimismo gerará mau humor, raiva, ressentimento ou alguma emoção negativa.
Por fim, se ficar somatizando essas debilidades por muito tempo, o corpo físico sofrerá com dores, doenças e disfunções.
As terapias holísticas são uma das profissões que mais cresce no mundo e geralmente elas fazem parte das medicinas orientais (como a Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Ayurveda), utilizadas há milhares de anos.
O motivo do aumento da procura por estes tratamentos é devido ao enfoque do ser humano como um ser integral, composto de espírito, mente, emoção e corpo físico.
Sendo assim, no enfoque holístico, a doença do corpo físico é apenas o reflexo das desarmonias que já existem nos corpos energéticos.
As técnicas utilizadas na medicina alternativa podem ajudar as pessoas a aliviar:
Além de ajudar a melhorar algumas questões como: insatisfação no trabalho, problemas nos relacionamentos, falta de prosperidade financeira, baixa autoestima, falta de autoconfiança e de coragem, insegurança, etc.
Fazendo o uso de vários métodos diferentes, consegue-se detectar o que está realmente gerando desequilíbrio e trata-se diretamente a causa.
É importante saber que dentro do paradigma holístico e até mesmo legal, o terapeuta não é médico, por isso, não pode usar terminologias como paciente, receita, diagnóstico, doenças ou medicamentos.
Um bom terapeuta, assim como qualquer profissional que queira servir, respeitar ao próximo e ajudar na evolução da humanidade, precisa especializar-se, ter uma boa formação, muita pesquisa e dedicação, pois estes são ingredientes essenciais para um profissional de sucesso.