Terapeuta precisa aparecer nos posts do Instagram?

Terapeuta, você não gosta de se expor, nem de tirar fotos ou fazer vídeos para as redes sociais?

Algumas pessoas me perguntam: “Cátia, será que tem como fazer posts no Instagram sem aparecer? Ou o que eu posso fazer para não aparecer, porque eu não gosto.”

Bem, hoje eu vou falar mais sobre esse assunto, trazer algumas noções de como funciona a rede social e como é importante que você apareça! Vamos lá?

Muitas pessoas pensam que aparecer nas redes sociais vão fazê-las se tornarem alguém “sem conteúdo” ou fútil. Porém, para nós terapeutas, não é esse o objetivo. No caso do terapeuta a proposta é justamente usar a rede social para mostrar quem ele é e criar uma conexão com as pessoas, para que elas se tornem seus clientes no futuro.

É importante você saber que o público que te acompanha e olha o seu conteúdo, ele se pergunta a todo momento: “quem é essa pessoa?” Por isso que se você não aparece, fica mais difícil de oferecer o seu trabalho. Afinal, ele não vai entender ou talvez não vá se interessar em agendar um atendimento, pois não o vê.

Entenda que as redes sociais foram criadas para pessoas se conectarem com pessoas. Por isso, eu preciso te dizer que há um risco de você não atrair clientes quando não aparece nas postagens.

Dentro da terapia holística, integrativa, alternativa, isso acaba se tornando algo mais delicado, pois o cliente vai falar da sua vida e dos seus problemas para alguém que ele nunca viu antes... Então você tem que aparecer em algum momento, sim, para ter essa troca de energia e conexão.

Inicialmente você não precisa fazer vídeos, caso não se senta confortável. Comece com fotos suas, pense em imagens mais contextuais para os posts. Crie uma conexão com a realidade das pessoas, tenha uma comunicação e uma linguagem que mostre que você sabe as dores que as pessoas sentem, e que o seu trabalho pode ser a solução que elas procuram.

Não adianta você fazer posts apenas explicando o que faz, pois quem entende sobre o assunto geralmente é só o terapeuta. Para o público, explique o que você faz, contextualizando com a realidade dele.

Algo importante: no início, quando começar a postar não fique preso nos números: quantas curtidas, quantos comentários e quanto de interação teve. Lembre-se sempre que o jogo da rede social é de longo prazo. Não espere fazer um post hoje e semana que vem “bombar.”

O Instagram precisa entender o seu conteúdo para atingir o público mais alinhado com a sua proposta. Então leva um tempo para ver mais resultados. Além disso eu vejo que aparecer e ser constante nas postagens é o caminho para crescer de uma forma mais consistente.

Um outro desafio que precisamos vencer quando aparecemos nas redes sociais é com relação ao nosso próprio julgamento. Geralmente não queremos aparecer porque não gostamos do que fazemos. E aí ficamos com medo ou vergonha da exposição. Mas você só vai ter coragem para mudar isso, agindo. Faça seus posts sem ficar se criticando. E comece.

Aprenda “a pegar mais leve” com você. Curta essa ideia de estar nas redes sociais, ame o seu conteúdo! Assim você atrai pessoas que vão estar na mesma vibe que a sua.
Vença os seus medos, ressignifique o seu propósito de ir para a internet e aprenda a usar essa bênção a seu favor. Confie em você!

E se quiser saber mais sobre como ser um Top Terapeuta, quais estratégias usar para divulgar o seu trabalho e se o seu sonho é viver de Terapia Holística, me acompanha nas redes sociais ou deixe o seu e-mail abaixo que logo vamos fazer um evento online para ajudar terapeutas a serem profissionais 10k, ou seja, terapeutas que faturam mais de 10 mil por mês. Vamos juntos.
Clique aqui para saber mais.