Terapeuta precisa de alvará para atender?

Será que o terapeuta holístico, integrativo precisa ter algum alvará para atender? E se não tiver o alvará, alguém pode denunciar este profissional?

Hoje eu quero falar sobre como funciona esse processo, caso você queira ter um alvará. E também vou tirar algumas dúvidas sobre essa questão. Então vem comigo!

Como a nossa profissão é autorregulamentada não existe lei, decreto ou regulamento que exija que os terapeutas holísticos, integrativos tenham um alvará. Apenas é exigido que esses profissionais tenham cursos que lhe capacitem a atuar nesta área. Portanto, caso haja alguma denúncia você não está fazendo nada ilegal.

Agora, se você tem um espaço de atendimento ou atende em alguma sala, é interessante ter. Pois o alvará que vai solicitar é de localização e funcionamento.

Dentro da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), nós temos uma indicação que você pode usar para pedir o alvará na prefeitura da sua cidade.

O enquadramento está no número 3221: Tecnólogos e técnicas em terapias complementares e estéticas (no final vou deixar direitinho o que tem na CBO).

Uma questão importante é que em cada cidade funciona de um jeito. Algumas liberam o alvará e outras não, pelo fato de a profissão ser autorregulamentada.

Na cidade que eu tinha o meu espaço holístico, em Canela, eu consegui fazer o alvará de localização e funcionamento. Era um alvará de profissional autônoma.

Lembro que eu pagava uma taxa anual, mais a vistoria se não me engano. Eles solicitaram alguns documentos básicos, o pagamento das taxas e por fim os fiscais vieram até o local para ver se estava apto para realizar os atendimentos. E aí a cada ano tinha que renovar, pagar as taxas e solicitar a vistoria novamente.

Já em Gramado, a prefeitura diz que os terapeutas não precisam ter alvará porque a profissão é autorregulamentada. Portanto, cada prefeitura institui as suas regras.

Eu sei que muitos ficam inseguros sobre ter um alvará, carteirinha ou certificados para atuar na área. Essa cultura de ter que ter muitos cursos, de ter “papéis” comprovando quem somos, acaba deixando muitos profissionais com medo e sem saber se estão fazendo certo ou errado.

Hoje eu vejo que isso é apenas um detalhe, pois o que manda é a nossa autoconfiança e a lei de mercado, ou seja, a satisfação do nosso cliente.

E mais, o seu cliente raramente vai pedir se você tem um alvará ou carteirinha, por exemplo, pois ele está interessado na ajuda que você vai prestar a ele.

Já quem atende online, não vejo a necessidade de ter um alvará. Neste caso as pessoas não irão até você. Geralmente a solicitação para ter um alvará é para quem atende em clínicas, espaços ou centros holísticos: locais em que as pessoas irão presencialmente consultar com você.

Ah, algo importante que você precisa saber é que quando os fiscais vão fazer a vistoria para liberar o seu alvará, eles precisam ver se o local tem condições de receber as pessoas, apenas isso. Lembrando que eles não validam você como um profissional competente. E sim é a satisfação do nosso cliente que faz isso.

Se você quer abrir uma empresa ou ainda tem algumas dúvidas em relação a este assunto, recomendo que procure um contador ou profissional voltado para esta área, que eles irão lhe ajudar naquilo que for preciso.

Lembre-se de que por ser um profissional autônomo, o mais importante é você saber como criar uma experiência que encante o seu cliente. Que se empenhe para estudar e se qualificar para ser um profissional top. Assim ele vai se tornar um cliente fiel e ainda vai indicar o seu trabalho. Imagina isso!

Por isso que em alguns períodos do ano eu faço um evento online do Top Terapeuta. É uma semana de aulas gratuitas onde eu falo resumidamente sobre os pilares do meu método. Um dos pilares é ensinar como fazer os “top atendimentos”.

A proposta dele é ajudar terapeutas holísticos, integrativos a serem profissionais 10k. Ou seja, terapeutas que faturam no mínimo 10 mil por mês.

Caso queira participar dos próximos eventos online e saber mais sobre o Curso Top Terapeuta que também é uma formação em Terapia Holística, mais o método terapeuta 10k, acesse aqui e se inscreva para saber mais! 

Dentro da CBO temos uma indicação para pedir alvará:

3221: Tecnólogos e Técnicos em Terapias Complementares e Estéticas
Títulos
3221-05 – Técnicos em Acupuntura: acupuntor, acupunturista, técnico corporal em medicina tradicional chinesa.
3221-10 – Podólogo: técnico em podologia.
3221-15 – Técnico em Quiropraxia.
3221-20 – Massoterapeuta: massagista, massoprevencionista.
3221-25 – Terapeuta Holístico: homeopata (não médico), naturopata, terapeuta alternativo, terapeuta naturalista.
3221-30 – Esteticista: esteticista corporal, esteticista facial, tecnólogo em cosmetologia e estética, tecnólogo em cosmetologia e estética facial e corporal. Tecnólogo em estética corporal, facial e capilar. Tecnólogo em estética e cosmética. Técnico em estética.
3221-35 – Doula.


Descrição Sumária: aplicam procedimentos e terapêuticos manipulativos, energéticos, vibracionais e não farmacêuticos. Os procedimentos terapêuticos visam tratar moléstias psico-neuro-funcionais, músculo-esqueléticas e energéticas.; além de patologias e deformidades podais. No caso de doulas, visam prestar suporte contínuo à gestante no ciclo gravídico puerperal, favorecendo a evolução do parto e bem estar da gestante. Avaliam as disfunções fisiológicas, sistêmicas, energéticas, vibracionais e inestéticas dos clientes. Recomendam a seus clientes a prática de exercícios, o uso de essências florais e fitoterápicos com objetivo de diminuir dores, reconduzir ao equilíbrio energético, fisiológico e psico-orgânico, bem como cosméticos, cosmecêuticos e óleos essenciais, visando sua saúde e bem estar. Alguns profissionais fazem uso instrumental pérfuro-cortante, medicamentos de uso tópico e órteses; outros aplicam métodos das medicinas oriental e convencional.