Quem é o Terapeuta Holístico e o que ele faz?
Você é daquelas pessoas que chega nos lugares e as pessoas começam a contar sobre a vida delas?
Quando conhece alguém, elas costumam confessar os seus problemas a você?
Incomoda-se com os problemas do mundo e quer fazer algo a respeito?
Ama ouvir e ajudar as pessoas? E por mais que você saiba que não deve se envolver, ainda assim, acaba se envolvendo e sempre ajuda alguém?
Geralmente quem responde sim para essas perguntas tem o dom de ser terapeuta...
Mas Cátia, quem é o Terapeuta Holístico e o que ele faz?
Bom, para falar mais sobre isso eu vou dividir com você os mais de 15 anos de experiência que tenho com a terapia holística. E a minha proposta hoje é falar sobre a minha vivência. Pois já faz mais de 15 anos que vivo dessa profissão.
“Gosto de dizer que o verdadeiro terapeuta ama as pessoas, gosta de estar em contato com elas e é apaixonado pela vida!"
- Cátia Bazzan -
Lembro-me quando comecei a atender os meus clientes... No início eu não sabia qual postura eu precisava ter, como me conectar com o meu cliente e eu ainda tinha dúvidas se eu realmente saberia ajudar.
Hoje em dia eu vejo que muitas pessoas que se identificam com a profissão, que querem ser terapeutas sentem o mesmo que eu sentia.
Depois de atender milhares de pessoas eu aprendi três coisas a respeito disso, que acredito que são essenciais para um terapeuta:
Primeiro
Lembre-se que você não é pai, nem mãe do seu consultante. Como sabe que está agindo assim? Quando julga o que é certo e errado, quando dá desconto sem necessidade, quando facilita demais as coisas ou se coloca num lugar que fica pesado para você. Parece que todas às vezes que tem que atender, se sente pesado e não leve, entende?
Saiba que o seu papel é não dizer o que é certo ou errado. Nem mesmo você é o responsável pela melhora do seu cliente. O seu papel é apontar caminhos, orientar.
Se quiser saber como começar na terapia, acesse esse outro artigo e veja as dicas que preparei! Clique aqui.
Segundo
Quando você assume a sua postura de terapeuta, você vai entender cada vez mais que o seu papel é o de orientar, auxiliar e não de carregar um peso que não é seu, como eu disse antes. Partindo dessa ideia, perceba que você não está ali para “salvar o seu cliente”. Pois só ele pode fazer isso por si mesmo. Evite se colocar nesse lugar de salvador e você vai ver que os seus atendimentos ficarão leves e fluídos. E ainda vai ver que as pessoas têm muito mais resultado depois dos atendimentos.
Terceiro
Transforme o seu atendimento numa experiência, personalize o seu trabalho, olhe para o seu cliente como uma pessoa especial e proporcione um momento único.
É importante lembrar que dentro do consultório o terapeuta não tem nenhum vínculo religioso, afinal ele pode estudar todas as religiões, mas não recomendo que trabalhe nenhuma delas dentro do consultório. Pois o profissional está ali para transformar o seu consultante. Para isso utilizamos as técnicas que estudamos e que vamos aprimoramos no dia a dia.
Eu, Cátia, nunca consegui trabalhar só aplicando uma técnica, por exemplo só aplicando Reiki, sempre usei outras práticas e inclusive no primeiro atendimento usava a ficha de atendimento. Ou seja, costumava ter uma conversa para conhecer melhor o meu cliente para poder direcionar melhor o trabalho e realmente ajudar no que ele precisava.
E sobre a questão legal na Terapia Holística, eu tenho uma advogada que cuida de todo o processo jurídico da minha empresa... de todo o embasamento legal.
Então para quem tem dúvidas sobre essa questão, deixa eu lhe dizer que a profissão de Terapia Holística é autorregulamentada, o que quer dizer que ela não tem uma regulamentação vigente. Sendo assim, não é necessário ter uma formação específica. Geralmente o terapeuta busca a sua especialização em cursos livres. Na verdade, a experiência aliada as técnicas é que vai causar impacto positivo no cliente e vai definir os próximos atendimentos.
Porque nesse caso, por não ter um órgão regulamentador, o que manda é a lei de mercado, ou melhor dizendo, a satisfação do cliente.
Costumo dizer também que não adianta ter um monte de cursos e não ir para a prática. O que determina o seu sucesso não é a quantidade de cursos que você faz, mas sim ser o melhor no que faz. Focar no que faz a diferença.
Existem algumas pessoas que dizem que usar a nomenclatura “cliente” é muito comercial, mas pergunto a você: Não estamos vendendo nossos serviços? Não queremos prosperar dentro de nossa missão? Quando você pensa assim pode estar aflorando suas crenças limitantes.
A terapia holística é muito eficiente, pois trabalha o autoconhecimento e com isso você entende quem você é e o que veio fazer neste mundo. Sabe a melhor decisão para se tomar e principalmente a oportunidade de conhecer a sua alma, a sua essência.
Pelo termo holístico trazer a conotação do todo, do inteiro. Entendo que a Terapia Holística atua nos nossos quatro pilares principais: espiritual, mental, emocional e físico.
Quando você faz Terapia Holística vai trabalhar no espiritual, o seu estado de espírito, vai saber o que faz sentido para si, vai entender o seu propósito. Com isso, vai despertar o que há de melhor dentro de si e se reencontrar.
No mental vai saber como criar a sua própria realidade, ajudar a mudar o seu padrão de comportamento e a sua consciência.
Por fim, isso tudo vai se manifestar fisicamente. Como? Vai ter mais saúde, bem estar, motivação, coragem, alegria de viver, amor próprio, dinheiro no bolso, o emprego ideal, o relacionamento que sonha em ter…
Agora pense tudo isso no seu cliente... ele vai começar a pensar mais positivo, ter ações mais focadas, ele automaticamente vai atrair mais coisas positivas, vai prosperar...
Com isso, ele vai ter mais ânimo para viver e o corpo estará mais saudável, em equilíbrio também…
Então, comprovadamente, a terapia holística é muito eficiente, pois ela enxerga a pessoa de forma integral.
Afinal, o que as pessoas mais precisam é curar as suas dores, se entender... elas precisam compreender o que está acontecendo com elas e resolver... então não importa o nome que você vai usar para o seu trabalho ou qual a melhor técnica a ser usada. Basta fazer dos seus atendimentos experiências únicas e saber o quanto o terapeuta pode ajudar as pessoas.
Isso é TERAPIA HOLÍSTICA!
Se você pensa em ser terapeuta e quer saber como fazer o seu primeiro atendimento de forma profissional, personalizada e fazendo a diferença na vida do seu cliente, clique aqui.